sábado, maio 24, 2008

O Brincar.




Sabe-se dá grande importância de Vygotsky para o estudo sobre o desenvolvimento infantil. O pesquisador acreditava na existência de dois níveis de desenvolvimento, o primeiro nomeou como real este já seria adquirido ou formado e determinava o que a criança poderia fazer por si só. Já o segundo foi nomeado como desenvolvimento potencial, ou seja, o que os infantis poderia aprender com outras pessoas.
O aprendizado ele está inteiramente ligado ao desenvolvimento e este por fim acontece ao longo da vida. Para Vygotsky o ser humano não é apenas um ser funcional, mas também um ser interativo, ou seja, ele aprende nas relações intra e interpessoais.
Para o pesquisador o brincar é fundamental para o crescimento cognitivo, pois o brincar cria na criança uma zona de desenvolvimento proximal, é a partir dele que a criança faz as aquisições necessárias para interferir na sua vida real e moral. O brincar é uma atividade social que fornece a criança subsídios para representar situações do cotidiano que ainda não lhe é permitidas, desta forma os mesmos aguçam sua criatividade.
É muito importante os professores terem conhecimento sobre a teoria de Vygotsky, pois até as brincadeiras que serão oferecidas as crianças têm que está de acordo com a zona de desenvolvimento que a mesma se encontra, pois assim o desenvolvimento poderá ir além. Sabe-se que o professor tem suma importância na vida do educando, pois esse irá agir como mediador do conhecimento e por se tratar do brincar, pois a brincadeira usada com o apoio pedagógico servirá como meio para desenvolver a aprendizagem, estimulando a criatividade e impossibilitando um amadurecimento antecipado.
Quando posiciona-se o educador como mediador do conhecimento da criança é por que o mesmo exerce exatamente o papel de condutor, tendo o mesmo que sempre questionar o comportamento da criança e em relação ao brincar o educador deverá ter objetivos definido para com o brinquedo. O brinquedo exige a criança pensar, por isso Vygotsky posiciona está ação como meio de desenvolver o individuo, sendo que quanto mais a criança brinca mais será abrangente a aquisição das linguagens e conceitos.
Enfim, a acriança no brincar sempre levantará hipóteses e refletirá no comportamento dos adultos e dessa forma “modelará” seu comportamento e sua personalidade.

Nenhum comentário: