Vigotsky:
O pensamento é diferente da linguagem, mas têm uma relação dinâmica, em constante interacção.
Vigotsky vai estudar a linguagem egocêntrica ( a que as crianças usam quando estão a brincar e vão falando sozinhas) assim apelidada por Piaget.
Vigotsky vai estudar a linguagem egocêntrica ( a que as crianças usam quando estão a brincar e vão falando sozinhas) assim apelidada por Piaget.
diferentes perspectivas:
→ na perspectiva de Piaget a linguagem egocêntrica é uma linguagem que só serve para o crescimento e que depois vai desaparecer.
→ para Vigotsky, a linguagem egocêntrica depois vai originar a linguagem interior (não desaparece mas transforma-se em linguagem interior, que se pensa sem pronunciar).
As características da linguagem egocêntrica são:
→ Quanto mais velha a criança menos se entende o que diz (de linguagem egocêntrica, murmurada), porque? Porque vai dizendo menos e pensando mais. É como a linguagem interior, em que a predicação é o que está presente (não referimos tudo, o contexto, etc.)
As características das várias linguagens
Linguagem egocêntrica:
- inicialmente tem uma estrutura igual à da linguagem de comunicação;
- cada vez menos complexa, quase só depois predicativa, tende a condensar, uma maior simplificação e menor vocalização, é isto o aproximar das características da linguagem interior
Linguagem interior:
- não existe vocalização
- predicação, não existe sujeitos, (sabemos o que estamos a pensar)
- linguagem quase sem palavras
- uma espécie de rascunho para a linguagem escrita ou oral
Linguagem oral
- diálogo: não temos muito tempo para formulações complexas
- monólogo: formulação mais complexa
Linguagem Escrita
- ausência de contexto
- ausência de expressões
- organização previa do que vamos escrever (rascunho escrito ou pensado)
Segundo Vigotsky seria necessário dar um passo em direcção ao pensamento (por vezes o pensamento esconde-se por trás das palavras)
"Fugiu a boca para a verdade" -- actos falhados , mas verdadeiros!
Podemos distinguir unidades distintas do discurso
ex.: falar desta aula mais tarde, tem que se falar de várias partes da aula, seriam várias partes do discurso.
O pensamento é globalizante e o discurso é parcializante
Como conclusão, só uma teoria histórica da linguagem interior pode abordar esta relação entre pensamento e linguagem.
→ na perspectiva de Piaget a linguagem egocêntrica é uma linguagem que só serve para o crescimento e que depois vai desaparecer.
→ para Vigotsky, a linguagem egocêntrica depois vai originar a linguagem interior (não desaparece mas transforma-se em linguagem interior, que se pensa sem pronunciar).
As características da linguagem egocêntrica são:
→ Quanto mais velha a criança menos se entende o que diz (de linguagem egocêntrica, murmurada), porque? Porque vai dizendo menos e pensando mais. É como a linguagem interior, em que a predicação é o que está presente (não referimos tudo, o contexto, etc.)
As características das várias linguagens
Linguagem egocêntrica:
- inicialmente tem uma estrutura igual à da linguagem de comunicação;
- cada vez menos complexa, quase só depois predicativa, tende a condensar, uma maior simplificação e menor vocalização, é isto o aproximar das características da linguagem interior
Linguagem interior:
- não existe vocalização
- predicação, não existe sujeitos, (sabemos o que estamos a pensar)
- linguagem quase sem palavras
- uma espécie de rascunho para a linguagem escrita ou oral
Linguagem oral
- diálogo: não temos muito tempo para formulações complexas
- monólogo: formulação mais complexa
Linguagem Escrita
- ausência de contexto
- ausência de expressões
- organização previa do que vamos escrever (rascunho escrito ou pensado)
Segundo Vigotsky seria necessário dar um passo em direcção ao pensamento (por vezes o pensamento esconde-se por trás das palavras)
"Fugiu a boca para a verdade" -- actos falhados , mas verdadeiros!
Podemos distinguir unidades distintas do discurso
ex.: falar desta aula mais tarde, tem que se falar de várias partes da aula, seriam várias partes do discurso.
O pensamento é globalizante e o discurso é parcializante
Como conclusão, só uma teoria histórica da linguagem interior pode abordar esta relação entre pensamento e linguagem.
“Uma palavra desprovida de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento que não se concretiza em palavras permanece na sombra.”
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