quinta-feira, junho 19, 2008

Adulto.

Já dizia um filosofo francês Jean Rostand “Ser adulto é estar sozinho”. Passamos por algumas fases na vida umas de brincadeiras e risos, outra de indecisões e angustias e uma que talvez cruel nós peça mais seriedade, responsabilidade e maturidade para com nossas ações. Que pena nessa etapa da vida os não e sins que outrora ouvíamos de nossos pais com rejeição, não se faça mais presente e agora exiga de nós sabedoria e cautela para agirmos, pois na mínima falha pagamos por falarmos, por ousarmos, por cantarmos. SOCORRO SER ADULTO NÃO!
Mas será que essa fase é realmente o bicho papão que também cresceu e agora assusta a antiga criança? Não é. Ser adulto é também sinal de prazer, de “liberdade”, pois quem quando criança nunca vestiu as roupas dos pais? Quem quando criança nunca pensou em namorar o mundo todo? Quem nunca pensou em ter dinheiro para comprar quantos chicletes e pirulito quisesse? Pois é pode-se dizer que ser adulto é padecer no inferno celestial.
Fases e fases! Até educar adulto virou uma arte, a chamada arte da andragogia, pois a educação para este ser “padrão” deve está pautada na realidade e tornar o adulto um ser gerenciador da sua vida. Ser ADULTO?!
Que sejamos adultos responsáveis sim, mas por uma vida saudável e adocicada, que tenhamos sim a complexidade e angústia dos adolescentes para não aceitarmos as injustiças do mundo, que interpretemos o mundo com seriedade de adultos , mas com uma pureza de criança. E por fim que essa mistura de fases construa um ser humano maduro, mas feliz com cada fase que a vida lhe oportuniza.


Nenhum comentário: