domingo, março 02, 2008

Motivo da Criação.


Somos Wallace Nunes Teixeira e Manuela Barbosa, graduandos do curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Bahia.
Este blog, foi criado, com a função de ser um "portfólio", dos estudos, sobre Lev Vygotsky, na Disciplina Psicologia da educação IV.
Para começar, penso que temos que saber o que vem a ser um "Portfólio". Como base nas minhas pesquisas, obitive uma concepcção do que vem a ser e como se constrói um "portfólio".
Primeiro, a palavra portfólio, port-porta e fólio - papéis, logo já dá para perceber mais ou menos para que serve e como se monta um portfólio.Portfólio se faz uma pasta na qual você vai anexar os papéis, informações, textos, fotos e outros sobre o assunto ou o tema sobre o qual esta montando.
Na pedagogia construtivista, já está se utilizando bastante o portfólio. Os professores pedem para cada aluno fazer o seu portfólio, colocando nele o conhecimento obtido com a matéria. Assim no final do semestre, bimestre ou do ano o aluno através da análise do seu portfólio perceberá o seu crescimento.
Veja outra definicão de Portfólio: "Portfolio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado para o melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possíveis potenciais problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.
Um artista, arquiteto, publicitário, designer ou modelo de moda pode apresentar um porta-fólio de seu trabalho realizado até aquele momento, visando conquistar novos trabalhos. Neste caso, consiste de um conjunto de fotografias, recortes de jornais e revistas, peças produzidas ou outros registros de sua trajetória." Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portfólio

Nenhum comentário: