segunda-feira, abril 21, 2008

Teoria Sócio-Interacionista


TRADUZIR-SE
Ferreira Gullar
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranhezae solidão.
Uma parte de mim pesa,
pondera:
outra partedelira.
Uma parte de mim
almoça e janta:
outra partese espanta.
Uma parte de mim
é permanente:
outra partese sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,linguagem.
Traduzir uma partena
outra parte
_ que é uma questãode
vida ou morte _
será arte?

Teoria Sócio-Interacionista


Resumo da Abordagem Sócio-Interacionista:


•Aprendizagem realizada na interação
•Dimensão coletiva
•Vigotsky: aprendizagem deflagradora de processos internos de desenvolvimento mental
•Dois níveis de conhecimento: real e potencial
•Zona de desenvolvimento proximal: distância entre o conhecimento real e o potencial
•Segundo o sócio-interacionismo, interação significa afetação mútua

Teoria Sócio-Interacionista


Dois elementos muito importante para a Teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky são:

Zona de desenvolvimento proximal

Um ponto central da teoria vygotskyana é o conceito de ZDP, que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a ZDP é a distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender. Seria neste campo que a educação atuaria, estimulando a aquisição do potencial, partindo do conhecimento da ZDP do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, ao ser alcançado, passa a ser o conhecimento real e a ZDP redefinida a partir do que seria o novo potencial.

Interacionismo e desenvolvimento

Nessa concepção, as interações têm um papel crucial e determinante. Para definir o conhecimento real, Vygotsky sugere que se avalie o que o sujeito é capaz de fazer sozinho, e o potencial aquilo que ele consegue fazer com ajuda de outro sujeito. Assim, determina-se a ZDP e o nível de riqueza e diversidade das interações determinará o potencial atingido. Quanto mais ricas as interações, maior e mais sofisticado será o desenvolvimento.

Teoria Sócio-Interacionista




Para Vygotsky, segundo a qual, a aprendizagem era fator de desenvolvimento. Para o psicólogo russo, escola é lugar de ensinar pessoas. Tudo aquilo que já se sabe, não é matéria escolar. E mais: ao se propôr algo novo para ser aprendido, o desenvolvimento da criança é favorecido. Ou seja, para Vygotsky, o desenvolvimento segue atrás da aprendizagem. Não se deve esperar pelo desenvolvimento para ensinar.
Isso cria perspectivas muito positivas para o ensino. Valoriza a atuação do professor.
Vygotsky afirma ainda que uma criança, se puder aprender com auxílio de outras pessoas, terá um ritmo de desenvolvimento mais acelerado que outra criança que tiver que fazê-lo sozinha. De onde podemos deduzir que, se a criança vive e viverá sempre em sociedade, por qual motivo ela teria que aprender qualquer coisa sozinha? Será que não é mais real, dada nossa realidade social, aprender sempre com ajuda? Não descarto possibilidades de atitudes solitárias, que sempre as teremos, mas, de modo geral, não é necessário aprender em solidão. Aprender com ajuda dos outros teria, pelo menos, dois grandes benefícios: um desenvolvimento mais acelerado e uma aprendizagem de vida em sociedade.